segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pães e peixes (Jo 6, 1-15)

"O homem é peregrino do Absoluto." (Pascal)

Ontem meu coração se encontrou com o detalhe do nada se transformar em algo.
Enquanto o Evangelho falava da multiplicação dos pães e dos peixes, minha mente percorria o norte da Galiléia - em Tiberíades - onde eu e meus amigos ouvimos, do padre José Augusto, essa mesma passagem.
Ali, num sol escaldante, frente à uma igreja simples mas com um lago cheinho de peixes lindos, de cores vibrantes, nós meditávamos sobre o milagre da multiplicação.

De volta à casa, de volta às missas na paróquia, deparei-me com esse Evangelho bendito, que nos mostra um Jesus que busca pelo homem e que o alcança; um Jesus que mostra ao homem que ele não é auto-suficiente e que ele depende de Deus; um Jesus que mostra o quanto um milagre nada mais é do que a ação de Deus diante da generosidade do homem (dar tudo que tem, ainda que seja tão pouco...).  E justamente aí está a graça: Deus quer exatamente aquilo que temos, aquilo que somos. O restante, é Ele quem faz! É Ele quem cuida... é Ele quem multiplica!

Como dizia Santo Agostinho... "Aquele que te fez, também sabe o que quer fazer contigo!"

No livro "Cinco pães e dois peixes", do Cardeal Francisco Xavier Nguyen Van Thuan, lembra de 5 pontos básicos, fazendo alusão aos 5 pães:

1º) Vivermos o momento presente! Não o "carpe diem", sem preocupações com as consequências mas viver o momento presente CHEIO de amor!

2º) Viver as coisas de Deus! Afinal, a multidão não buscou pelos pães... Elas foram atrás de Jesus!

3º) Orar!

4º) Honrar a Eucaristia!

5º) Amar e perdoar!

Fazendo alusão aos 2 peixes...

1º) Ter Maria no coração ("coincidentemente", o cardeal foi preso justo no dia em que se celebra a Assunção de Nossa Senhora: 15 de Agosto)

2º) Escolher - sempre - a Jesus! Pois tudo o mais Ele providencia!!

Como diz a oração pós o Hino de Louvor, "que usemos os bens que passam para abraçarmos os que não passam!"

Deus, Nosso Senhor, nos estimule a usar dons materiais e a dádiva do nosso tempo para abraçarmos de todo o nosso coração os bens que não passam!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário