terça-feira, 14 de agosto de 2012

Rio de 1 Mês com as primeiras pegadas em Lourdes (!!!), 14 de Agosto de 2012

Rio de 1 Mês com as primeiras pegadas em Lourdes (!!!), 14 de Agosto de 2012

Eu poderia negar a emoção de chegar a Lourdes;
negar a emoção de pisar naquela estação, quase como a emoção de quando pisei na estação de Assis.
Mas não dá.

Acho que estação tem essa poesia mesmo: trens chegando, trens partindo... É muito mais gostoso chegar de trem do que de ônibus ou avião. Parece que é um lugarzinho mais "inacessível" ou mais "escondidinho". Mas a estação dá um charme... dá quase uma coisa de interior... Acho que foi isso.

Tínhamos viajado mais de 6 horas de trem entre Paris e Lourdes e não tínhamos sentido a viagem. As paisagens não eram espetaculares como as que já vi em viagens de trem na Europa (os trajetos Paris - Amsterdam, Amsterdam - Berlim e Berlim - Praga eu achei incrivelmente espetaculares!!). Mas o nosso grupo nem precisava disso. Alguns, dormiam fácil e aproveitaram que tínhamos acordado cedo e... desabaram no trem, rs. Outros mais serelepes, andavam pelo trem, iam no bar do trem, papeavam, olhavam o mapa da França pregado na parede do trem e ficavam "viajando", pensando no quanto tínhamos andado, quanto ainda faltava... Outros, só falavam da vida mesmo... falavam da viagem... Outros ainda, falavam das emoções da Terra Santa ou faziam back up das fotos já tiradas!
Mas todos ansiavam pela chegada em Lourdes.

Combinamos de descermos as mulheres por uma porta do trem e os homens (com nossas malas), por outra porta, para que desse tempo de todos descerem.
Na fila "das mulheres", acabei ouvindo histórias dos milagres do banho nas águas milagrosas de Lourdes.
Uma querida colega do grupo foi nos contando que era a segunda vez que ela ia a Lourdes e contou milagres com ela, milagres com uma amiga que havia ido com ela e milagres com uma pessoa que ela conheceu na fila do banho.
Meu coração acelerava...!

Estava frio quando chegamos e eu, geralmente bem incomodada com frio e super mal humorada, não consegui me importar com isso.
Mais uma prova de que, quando a gente quer, a gente consegue dominar certas coisas da nossa mente, nossas teimosias... coisas que geralmente a gente se deixa levar enfim.

E foi assim, numa tarde que a chuva tinha se despedido de Lourdes, deixando o chão molhado, as árvores distribuindo gotinhas de chuva por onde passávamos... foi assim que chegamos a Lourdes.
Pisei naquela estação como uma criança que chega num parque.
Não porque me divertiria num parque mas porque, para vivermos o Reino de Deus, é preciso mesmo ser como uma criança.
E eu queria... queria muito viver tudo que Nossa Senhora pudesse me permitir através das mãos do seu filho Jesus!!


Nos acomodamos no hotel e almoçamos. Depois, dormi um pouco (1h30 de sono) pois eu havia dormido 2hs apenas na noite anterior e estava muuuito cansada. Não curtiria mais nada se não descansasse àquela hora.


Quando acordei, nosso grupo que estava com a tarde livre, estava por ali... disperso pela cidade. Como ficamos num hotel delícia e bem pertinho do santuário (e de um rio liiiindo), não era complicado dar umas andadas por ali e curtir a cidade, apreciar a paisagem, entrar nas lojinhas com lembranças... E assim eu fiz.
Voltei pro hotel para o jantar e algumas pessoas combinaram de ir assistir a Procissão das Velas que começaria em frente à basílica. Tínhamos combinado de participar no dia seguinte mas, topei ir conhecer a procissão nesse dia, pois insistiram muito!

Tem coisas que a gente vive na vida que são justamente pra fazer a gente dar o braço a torcer, né? Que nos ensinam ouvir o outro, nos ensinam um pouco de humildade... Eu, por exemplo, se não tivesse cedido à insistência e tivesse achado que meu cansaço era mais importante e que eu poderia ver essa procissão no dia seguinte, teria deixado de viver um dos momentos mais lindos da minha vida (e eu que pensei que esses momentos estivessem ficado na Terra Santa!).


É que, chegando à praça onde fica a basílica... a entrada de árvores estrondosas e pinheiros liiiindos... as pessoas doentes passando por mim (cadeirantes, pessoas em macas, pessoas com bengalas...)
Nossa... à medida que eu ia entrando na praça para chegar bem em frente à basílica, foi me dando uma coisa no coração...!!!


E aí me deparei com aquela multidão de pessoas reunidas, com seus corações escancarados à oração, com seus olhos fixos, sua fé notória... meu Deus... que coisa linda!! Tudo isso ali, naquele cenário de filme!! Aquela basília dourada por fora, com pinturas tão lindas... aquele verde das árvores e dos pinheiros... aquele rio que passa ao lado da basílica...

E todos - todos, sem excessão - louvando e orando - em suas línguas mas numa só voz, num só coração, numa mesma emoção!!!
Nunca vou esquecer do choque que eu tive com esse momento!!! Nunca vou esquecer desse momento!!!


Muuuuito obrigada, meu Deus!!! Foi maravilhoso demais!!! Muito obrigada por 1 mês dessas lembranças tão ricas!!!

Aos leitores:
bem vindos ao início das experiências de Lourdes!!
Hoje foi apenas o primeiro dia... :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário