segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Rio de 1 Mês de Paris com furto e perdão inesperado (!!!), 13 de Agosto de 2012

Rio de 1 Mês de Paris com furto e perdão inesperado (!!!), 13 de Agosto de 2012

Já viajei sozinha pra fora do país algumas vezes e, andar num único quarteirão de Paris (conforme combinado com a guia da minha excursão) não era um problema pra mim. Na tarde de 13 de Julho de 2012, enquanto muitos do meu grupo pegaram metrô para pontos turísticos (e se eu não conhecesse esses pontos turísticos, claro que teria feito a mesma coisa), bom, nessa tarde, eu fiquei apenas no mesmo quarteirão em que a guia havia combinado que o ônibus estaria dentro de 3hs para seguir para o hotel.

Eu tinha apenas que ir ao mercado comprar uns cremes pra minha vovó e também água termal e filtro solar. Como o Mc Donald´s era o ponto de encontro e era no mesmo quarteirão que o mercado, não saí me aventurando nas ruas de Paris e fiquei só num mesmo quarteirão. O quarteirão que dava pra ir ao mercado e depois entrei numa lojinha de roupas na promoção.

Foi nessa loja que furtaram minha carteira.

A loja estava cheia e avistei 2 moças do nosso grupo - estavam pagando o que haviam comprado - e eu as chamei, de longe, pra dar um "oi" e um "tchau" e brincar com elas. Com certeza, foi nesse momento que me distraí e furtaram minha carteira.

Me senti péssima de chegar a minha vez no caixa e me surpreender com a minha mochila aberta, justo na parte em que eu carregava a carteira. Não consegui falar inglês, de tanto que eu gaguejava e chorava.

Fiquei muito nervosa, me deu um branco, não conseguia lembrar o que tinha dentro da carteira e estava morrendo de medo que tivesse alguém me seguindo (pois a pessoa sabia exatamente qual era o bolso da mochila q estava a carteira). Enfim, fiquei completamente sem reação! Depois, pensei que eu podia ter feito um escândalo, ter exigido da gerente as câmeras de segurança, etc... Mas a sensação que tive foi de ficar o mais discreta possível, tamanho era meu medo de estarem me seguindo (foi o que passou pela minha cabeça na hora... como disse, já viajei muitas vezes sozinha e sempre fui extremamente cuidadosa e nunca havia me acontecido exatamente nada, mesmo ficando em albergues!)

Saí da loja desnorteada, sem saber aonde ir. Estava doida pra falar com alguém em Português, pra ganhar um abraço, pra encontrar alguém conhecido. Entrei no Mc Donald´s (que era o ponto de encontro pra pegar o ônibus que levaria ao hotel) e não vi ninguém do nosso grupo. Fiquei ansiosa pela hora do ônibus chegar e pensei que era melhor não sair dali, pois estava com medo de andar na rua!

Chamei o gerente, perguntei se podia usar a internet pois queria mandar um email pro meu padrasto, pra ele ir no banco cancelar o cartão de crédito pra mim! Mas o gerente não conseguiu disponibilizar a internet e eu chorava cada vez mais. Não consegui falar direito com ele em inglês e aquilo já estava me deixando muito agoniada.

Ele perguntou se eu queria que chamasse a polícia e eu disse q sim. Mas ele não chamou. Ele imprimiu um mapa do Google com o caminho q eu teria q traçar - sozinha - pra ir até à polícia. Tive medo. Era longe. E não fui. Continuei no Mc Donald´s, até a hora em que encontrei com a guia.

Fomos para o hotel e eu só pensava em descer com as malas pra Recepção para eles arrombarem os cadeados (pois a chave dos cadeados estava dentro da minha carteira furtada) e pensava em tomar um banho, jantar com vcs e arrumar as malas pra embarcarmos cedinho pra Lourdes, no dia seguinte.

Mas não foi nada disso q aconteceu.

Logo que cheguei ao hotel, tinha um recado pra mim, dizendo que a loja tinha achado a minha carteira e a guia me deu força de eu ir pegar e ela iria comigo.
Acho que por causa de toda tensão, parecia que cada perna minha estava pesando 100kg, pois eu tava me sentindo muito muito muito cansada mesmo!!!

Mas, mesmo exausta, fui com a guia rumo ao metrô. Chegando lá, perguntei pra ela se ela tinha experiência de pegar metrô no Rio ou em SP pois estava MUITO CHEIO e, infelizmente, o normal nessas cidades é a gente empurrar as pessoas de alguma forma, para q a gente consiga entrar (se não, a gente não consegue pegar o metrô nunca). Combinei com ela que ela fizesse todo esforço possível mas... ela não conseguiu entrar e eu consegui.

Não sabia o que sentir (de novo!!) pois ela tinha visto a estação que poderíamos saltar e q era próximo à loja. Eu mal sabia onde a estação ia me deixar (em que parte da rua da loja ou se a estação era na rua da loja...!)

Mas Deus é um Deus de amor e cuida dos Seus filhos de forma impressionante mesmo...
Consegui - milagrosamente - fazer baldiação no metrô de Paris e encontrar a loja! Apesar do medo de estar andando na rua de Paris, sozinha (de novo!!), apenas segui firme em direção à loja.

Infelizmente (mas Deus sabe o porquê!), a carteira não era minha! A menina teve a melhor das intenções mas a carteira era de outra pessoa q havia sido furtada também! Fui lá à toa!!
Fiquei completamente desapontada! Mal conseguia acreditar que aquilo tudo estava realmente acontecendo!

Quando voltei pro hotel e todos já tinham jantado, ainda fui buscar as malas no quarto pra levar pra Recepção pro pessoal arrombar os cadeados pois eles já tinham dito que se eu quisesse esse serviço, eu teria que buscar as malas e assim eu fiz.
Quase que eles não conseguiram arrebentar os cadeados mas, graças a Deus, conseguiram!

Depois fui jantar, pensando que era só tomar um banho e arrumar as malas pra Lourdes pois eu realmente estava esbudegada!! Um trapo!! Meu corpo triplicou de peso nesse dia. Estava exausta demais!!
O rapaz do restaurante ainda ficou chateado, dizendo que eu estava chegando atrasada pro jantar e quando fui explicar o q havia acontecido, me emocionei de novo. Nessa hora, um colega do grupo (que estava viajando apenas com seu filhinho) chegou perto de mim e eu pensei que ele e o filho quisessem falar com o rapaz do restaurante. Mas não... Eles queriam falar comigo.

O meu colega disse:

"Não temos muito mas queria que você soubesse que do pouco que temos, se você precisar de qualquer coisa, por favor, nos fale, e daremos um jeito."

Nossa!! Essa frase foi um dos gestos mais bonitos que já vi na minha vida!! Foi como se meu colega tivesse entendido (só com o olhar) a dor, a raiva, a culpa e o desespero que eu estava sentindo (além do cansaço, claro...).
Posso dizer que em meio à nossa convivência, essa atitude de um colega que mal nos falávamos durante a viagem foi o maior testemunho que tive de alguém nessa viagem!
Lembrei da viúva pobre, que deu pouco mas que deu tudo o que tinha...
E lembrei das palavras do Pe. José Augusto na missa que celebramos nesse mesmo dia em Paris, na Capela da Medalha Milagrosa, quando ele disse o quanto esse colega ensinava ao seu filho dando a ele a oportunidade de fazer uma viagem santa como essa!

Não preciso nem dizer que me emocionei com isso, né? rs. Lá fui eu chorar de novo... Achei bacana demais! E tudo que eu mais queria nesse dia, era sentir o amor de Deus assim mesmo: através de um sinal, através de algo que eu não havia percebido, através de alguém...! Como desejei um abraço naquela tarde, como desejei falar em Português com alguém, como desejei saber ligar a cobrar pro Brasil e ouvir a voz do meu padrasto amado me confortando e me acalmando!!
E o amor de Deus veio de uma pessoa que eu mal conhecia mas que buscava a Deus acima de todas as coisas e se importou em amar o próximo, falando uma frase bem simples, sem dar abraço, sem nada. Só olhou nos meus olhos e ofereceu o pouco q tinha.
Bendito seja Deus pelo amor que colocou no coração desse meu colega e pelo testemunho que ele deu a todos nós e com certeza dá ao seu filho!!

Bom, o meu dia - ou melhor - a minha noite, não acabou nesse jantar. Meu padrasto ligou pro celular da guia dizendo que o banco não tinha autorizado que ele fizesse o cancelamento do cartão e conseguiu pra mim o número do Visa Internacional pois o procedimento era ligar para o Visa e depois sim, falar com o banco. Mas tudo tinha que ser feito por mim.
Eu disse que ia deixar pra lá e que só ia cancelar o cartão quando voltasse pro Brasil mas ele me lembrou que a pessoa poderia fazer compras pela internet pois pela internet não se pede senha! E era uma verdade!

Lá fui eu ligar pra Visa e fiquei muuuuito tempo ouvindo musiquinha, sendo transferida, etc.
No dia seguinte, acordamos às 04h30 da manhã pra ir pra Lourdes mas só pude ir dormir às 02h da manhã!

Mas o que eu realmente queria nesse dia tão difícil, era colocar a cabeça no travesseiro em paz! E como isso seria possível? Eu passei a tarde, a noite e o início da madrugada com raiva de mim e me culpando pelo o que tinha acontecido. Eu tinha coisas pessoais valiosíssimas na carteira, tinha coisas materiais também (além do cartão de crédito, tinha 200 euros, 150 reais, minha habilitação e meu ticket de refeição). Durante todo o tempo eu tive raiva, cansaço, culpa, raiva, cansaço, culpa, raiva, cansaço, culpa...
Mas quando botei meus joelhos no chão pra fazer a oração da noite, estava tão exausta de carregar aquilo tudo no meu coração que só tinha um jeito: perdoar. Perdoar a mim e à pessoa que tinha feito aquilo comigo. E eu não fazia ideia se eu tinha coragem pra isso. Não fazia ideia nem se já era hora de perdoar. Será que eu não podia esperar uns dias?? Eu não fazia ideia se perdão era possível assim... no mesmo dia. Nunca tinha experimentado. Mas tentei.
E em meio à oração, fui entregando a Deus todo aquele dia, tudo o que havia acontecido... Fui agradecendo por tudo o que havia acontecido... E cheguei no ponto de falar do meu coração, pensar no motivo pelo qual a pessoa fez o que fez. Seria morta de fome? Ou seria apenas uma pessoa ruim? Sendo "apenas" uma pessoa ruim, seria uma pessoa sem Deus no coração! Seria uma pessoa morta sim... pois não conhecia a Deus!
E assim, com toda coragem do mundo, consegui dizer: "Senhor, tem misericórdia da pessoa que fez isso comigo e abençoa essa pessoa, em nome de Jesus. Amém."

Caramba... esse dia eu dormi pouco. Praticamente nada! Acordei muito cansada no dia seguinte. Mas no dia seguinte, consegui ser eu mesma, consegui viver com o júbilo que podem viver todos os que confiam no Senhor e que não se sentem desamparados jamais pois sentem Seu amor, pois sentem-se filhos muito amados por Deus. Foi assim que me senti. Foi assim que consegui virar a página daquele dia e viver um novo dia, de mãos dadas com o Pai do Céu. Aquele que não permite nada por acaso e nunca - jamais - permitirá que passemos por absolutamente nada que não faça algum sentido nos planos Dele, nos planos de salvação Dele, nos planos até mesmo para que testemunhos apareçam por aí... quando e onde a gente menos espera!! E eu já compartilhei do testemunho desse meu colega com tantas pessoas, desde que voltei !!

Verdadeiramente o Senhor sempre está a nos ensinar! E Ele me ensinou muito com essa história toda!
Como sou mesquinha às vezes!! Como sou egoísta tantas vezes! Quantas vezes deixei de oferecer algo que estava lanchando!!
Me arriscaria dizer que o Cristo que servimos é tão maravilhoso que pode muito bem ter permitido esse furto para que o nome Dele fosse glorificado com o testemunho desse meu colega de viagem! Já pensaram nisso? Eu já! Pois não morri por causa de todas as coisas fofas que estavam na carteira furtada e nem morri por causa do tanto de dinheiro que perdi ! Deus não me deixou desamparada e aqui no Rio, continua me ajudando a me apertar um pouco pra tirar a segunda via da habilitação, almoçar sem o ticket de refeição, etc...!

Mas a vida seria muito mais sem graça se não tivéssemos testemunhos dos nossos irmãos em Cristo...
Se não fôssemos luz uns na vida dos outros...
Se não nos alegrássemos com os que se alegram e se não chorássemos com os que choram...
Estou certa de que é isso q Deus espera de nós: muita comunhão com Ele pra sentirmos Seu amor e Sua vontade! Só assim poderemos dar amor ao próximo! Pensar bem do próximo, desejar bem ao próximo, e quiçá, oferecer até o pouco que temos...

;-)

Obs.: Nesse mesmo dia, na parte da manhã, tive o privilégio de conhecer a Igreja de São Vicente e toda a sua história de caridade. Conheci a ordem feminina de São Vicente (feita por Santa Luiza! E eu nem sabia que existia uma santa com o meu nome!!) e também a oportunidade maravilhosa de participar de uma missa dentro da Igreja da Medalha Milagrosa. Que igreja linda!! Que missa linda!! E que experiência incrível de estar ali, junto à imagem de Nossa Senhora das Graças e dos corpos incorruptos de Santa Luiza e de Santa Catarina de Labourè (que teve as visões de Nossa Senhora das Graças).

* São Vicente

                                                                       *Santa Luiza

                                                         * Santa Catarina de Labourè

                                                     * Medalha Milagrosa à direita

                                                      * Nossa Senhora de pertinho

                                         * O Altar, mais distante... Essa igreja é lindaaaa!

Com certeza, tendo vivido uma manhã tão especial e cheia de intercessões de Deus e Seus santos, eu não teria nenhuma dificuldade de aprender a perdoar aquela pessoa que tanto me feriu e me transtornou, naquele mesmo dia...

Mais uma vez, lá vou eu: Muuuuuito obrigada, Deus, por tuuuuudo!!! É muito bom me aproximar do Senhor e desfrutar de todas as coisas sobrenaturais que existem! É muito bom poder viver de fé!!! Porque se tentarmos entender ou explicar algumas coisas... não... não há explicação...!!! =) Te amoooo, Deus!! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário