sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Rio de 1 Mês de Rio Jordão, 10 de Agosto de 2012

Rio de 1 Mês de Rio Jordão, 10 de Agosto de 2012

Hoje, 1 mês atrás, era dia de ficarmos tristes e já saudosos, porque era nosso último dia de peregrinação na Terra Santa.
Mas não foi isso que aconteceu...
 
Nós vivemos - com alegria - nosso último café da manhã e batemos fotos com a equipe querida e tão hospitaleira do hotel em que ficamos! Foi emocionante e também muito bom ver tanto carinho e uma amizade recíproca.
 
 
Depois, partimos rumo ao deserto, para conhecer a cidade mais antiga do mundo: Jericó.
Nos surpreendemos com um deserto nada comum à nossa imaginação: nada de dunas, areia por todos os lados... não. Era deserto de pedrinhas moídas e tão moídas e tantas pedrinhas que chegam a formar montanhas! Enormes montanhas de pedrinhas moídas e escaldantes!!
 
 
Nosso ônibus descia - como se estivesse descendo uma serra - e fazia curvas e mais curvas...
Nós mirávamos aquele sol lá fora (o ônibus com ar condicionado) e não fazíamos ideia do calor.
Chegamos a avistar um pastor, atrás de suas ovelhas! Que graça ver uma cena dessas ali, meio ao deserto...
 
 
Depois, chegamos ao local onde Lázaro foi enterrado e Jesus chegou pra tornar a lhe dar vida.
De lá, partimos rumo ao Rio Jordão, onde renovamos nosso Batismo, cantando, cantando, cantando... cânticos de louvor e gratidão a Deus não apenas por aquele momento ou pelos dias na Terra Santa. Tenho certeza de que cada um teve motivos de sobra pra agradecer muito, por muitas coisas!!
 
Saindo do Rio Jordão e pegando a estrada pra participarmos de uma missa, ainda avistamos placas que traziam o aviso "Perigo! Minas!"
Como é que pode isso existir e ser comum??!! Foi estranho ver o ônibus ir passando e nós irmos lendo essas placas assim... pertinho de nós! Ficavam como que no acostamento...
 
 
Mas então eu penso: "E os assaltantes com seus pontos já estratégicos que estão tão próximos a nós, nas cidades do Brasil, e nós já não estranhamos tanto? E as letras demúsica tão baixas que nos fazem ficar com vergonha de ouvi-las, quando estamos numa loja, por exemplo, e têm crianças e senhoras idosas por perto?? O que será que os israelenses acham disso??"
É difícil atirar a primeira pedra, né? Tentamos entender tantas coisas... mas muitas vezes não temos explicação pra nossa falta de amor, nossa falta de bom exemplo, nossa falta de iniciativa de lutar mais por uma cultura e por uma cidadania mais limpa, mais humana, mais honesta, mais bondosa, mais segura...!!!
 
E assim - reflexivos - seguimos para a missa, num vilarejo muito simples de Jericó. Ficava no pátio de uma escola. Tudo muito humilde... uma quadra de esportes com cestas de basquete, aquela estradinha entre a quadra, as salas de aula e a igreja, toda a estradinha empoeirada. Os carros passando ali fora e jogando poeira ali dentro. Havia até uma criança no portão da escola que, ao nos ver sair pra entrar novamente no ônibus, estava nos pedindo que comprássemos 1 banana. Até 1 banana ela queria vender!
 
Foi assim - nessa realidade chocante mas também que nos faz lembrar muitas coisas da nossa realidade - que seguimos para o almoço em um restaurante em Jericó. Ali almoçamos, conhecemos uma feira e avistamos o monte em que Jesus foi tentado!! Disse-nos o guia que devia estar fazendo uns 50 graus!! Impressionante!! Mas que privilégio conhecer aquele lugar!!
 
 
E depois de sentir tanto calor, nada como ir conhecer o Mar Morto, certo? Errado! rsrs. A água do Mar Morto não é nenhum pouco fresquinha! É super quente!! Mas a diversão foi total !! Devido aos 400m abaio do nível do mar, ficávamos boiando o tempo todo, sem conseguir deixar os pés no fundo do mar! E ainda pegamos a lama - famosérrima no ramo das esteticistas, rs - e espalhamos pelo corpo pra fazer uma hidratação de graça! kkkkkk.
 

Não esquecendo que esse também foi o dia em que conheci a famosíssima árvore de Zaqueu!! Até que o ônibus não queria parar mas depois que eu insisti, o motorista parou e até que muita gente desceu... =D
Amei conhecê-la!! Foi muito especial pra mim!! Trouxe uma folha (caída no chão, já que a árvore fica cercada por uma grade... ;-)
 
 
Como disse repetidas vezes, foi a melhor viagem da minha vida!!!!!!!!!!!! Maravilhosa demais e abençoada demaaaaaais!!!!!!!!!
 
Muito obrigada, meu Deus querido!! Te amo!! :o)

Um comentário:

  1. Quero deixar aqui o meu abraço ao Léo pelo seu aniversário. Léo, que Deus te abençoe muito e que voc~e continue sendo esta pessoa maravilhosa. Abração, querido.
    Neusa.

    ResponderExcluir